Como Tirar o Visto Americano – Guia Completo em 5 Passos

0

Vai viajar para os Estados Unidos? Fique a saber como tirar o visto americano em apenas 5 passos.

Um guia completo com dicas e informações úteis sobre todo o processo.

1. Formulário DS-160

Para tirar o visto americano é necessário preencher o formulário DS-160. O documento pode ser obtido no site oficial do consulado dos Estados Unidos (https://ceac.state.gov/genniv/).

O formulário tem de ser preenchido em inglês. No entanto, o site oferece uma tradução automática para português, o que facilita a compreensão de todos aqueles que não entendem a língua inglesa.

Antes de preencher o formulário verifique se têm todas as informações pessoais atualizadas e corretas, pois qualquer erro ou incoerência levam ao fim ou mesmo à recusa do pedido, sendo necessário voltar ao inicio do processo.

Outra dica importante é ir salvando o formulário em cada etapa. Deste modo evita que perca tudo o que tinha feito, caso a página expire (existe um tempo limitado para o preenchimento do formulário).

No formulário DS-160, propriamente dito, para além dos campos de preenchimento obrigatório, também deverá selecionar o posto consular onde pretende fazer a entrevista presencial (Brasília, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo).

É possível que demore cerca de duas horas para preencher totalmente o formulário com mais de 100 questões. Os documentos necessários sao passaporte, identidade e cpf.

No final do preenchimento irá receber um documento de confirmação do envio com um código de barra único.

Tirar o Visto Americano - Site Oficial

Tirar o Visto Americano – Site Oficial

2. Pagar a Taxa e Agendar a Entrevista

Depois de preencher o formulário DS-160 começa o passo seguinte: o pagamento da taxa e o agendamento da entrevista.

Para prosseguir é necessário cadastrar-se no site para o visto americano clicando em “Criar Conta” aqui: https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome.

O pagamento do visto pode ser feito através de boleto bancário ou de cartão de crédito. Se fizer o pagamento com o cartão de crédito a confirmação é imediata. Se for com boleto vai precisar de pelo menos 24 horas para agendar a entrevista. A taxa de solicitação do visto é de US$ 160.

Depois de fazer o pagamento deve marcar os atendimentos para a coleta de dados biométricos – impressões digitais e foto – no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), bem como para a entrevista no consulado. Os cidadãos brasileiros com idades acima de 66 anos ou até 15 anos estão isentos da coleta dos dados.

3. CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto

Quando se deslocar para o CASV compareça no horário que agendou anteriormente. O atendimento costuma ser rápido, não sendo necessário chegar com antecedência.

No centro de atendimento tem de levar apenas o passaporte e o formulário DS-S160 impresso. Numa primeira fase são solicitados os documentos para uma primeira verificação e cadastro. Numa segunda fase será encaminhado para outro atendimento onde será necessário tirar a foto e as digitais.

4. Entrevista no Consulado

Depois de ter passado as três etapas anteriores, chega o momento tão aguardado: a entrevista no consulado.

Ao contrário do CASV, aqui, as filas são uma realidade e o tempo médio de espera pode ser superior a 2 horas. É aconselhável chegar com alguma antecedência. Ao chegar ao consulado verifique a placa dos horários de agendamento.

Leve consigo o passaporte e a confirmação do formulário. É recomendável que leve também alguns documentos que possam comprovar as declarações e informações prestadas no formulário. Normalmente não são solicitados documentos adicionais, mas para não ter problemas o melhor é não facilitar. A ideia é conseguir provar que pretende voltar ao Brasil e não tem qualquer motivo para permanecer nos Estados Unidos.

As perguntas são feitas em português e são muito informais. As perguntas habituais são as seguintes:

  • Já visitou os Estados Unidos alguma vez?
  • Já esteve em outros países? Quais?
  • O que você faz no Brasil?
  • Quanto ganha por mês?
  • Você tem parentes nos Estados Unidos?
  • Quais os destinos que pretende conhecer nos Estados Unidos?

5. Entrega

Com a aprovação do visto, o passaporte ficará no consulado. O mesmo será devolvido de acordo com a escolha que fez no momento do agendamento. Ou vai buscá-lo no CASV ou será entregue na sua residência. O tempo de espera é de aproximadamente 48 horas após a aprovação.

Se tiver dúvidas sobre todo o processo para tirar o visto americano consulte este site com informações gerais e perguntas frequentes.

Partilhar.

Comentar

catorze + 11 =