Clima da Argentina – Quando Ir na Argentina

A grande extensão territorial, a latitude e a grande diversidade de relevo faz com que a Argentina possua vários tipos de clima que vai do clima temperado, ao clima tropical, no extremo norte do país, passando ainda pelo clima subpolar nas regiões mais a sul.

Clima no Norte da Argentina

O clima do norte da Argentina é marcadamente subtropical, muito quente e com valores de umidade elevados. As chuvas estão presentes o ano inteiro com valores máximos que podem atingir os 2.000 mm anuais.

As temperaturas médias máximas variam entre 33ºC (janeiro) e 24ºC (junho e julho).

A melhor época para visitar esta região da Argentina é durante o Inverno quando a chuva é menor. Os meses de junho a setembro também são uma ótima escolha, pois as temperaturas são um pouco mais baixas.

As Cataratas do Iguaçu são um dos destinos mais conhecidos desta região. As quedas de águas ficam situadas na floresta tropical com chuvas abundantes durante todo o ano e uma umidade relativa com valores acima dos 70%.

O clima de Iguazu é subtropical úmido com duas estações. Uma estação quente e úmida que ocorre de outubro a março, e uma estação mais seca com temperaturas mais suaves entre maio e setembro (temporada de Inverno).

Os meses mais quentes são dezembro e fevereiro com os termómetros a ultrapassarem os 33ºC em média e as temperaturas mínimas não baixam dos 20ºC. Já nos meses de Inverno, as temperaturas máximas médias são de 24ºC e as temperaturas mínimas variam em torno dos 12ºC e 13ºC.

O período mais chuvoso ocorre entre outubro e fevereiro e a época com menos chuva entre junho e agosto.

Temperaturas e chuvas em Iguazu, Argentina

Clima em Iguazu, Argentina

Clima no Centro da Argentina

A região central da Argentina tem um clima temperado. Os meses de Verão são quentes e úmidos e o Inverno pode ser frio em algumas áreas mais próximas da cordilheira dos Andes.

As temperaturas máximas variam entre 28ºC e 30ºC e as mínimas oscilam entre 16ºC e 17ºC.

O clima de Buenos Aires é subtropical úmido, em que os meses de Verão são muito quentes e com chuva. Em alguns dias é possível que possam ocorrer grandes tempestades com chuvas intensas mas pouco prolongadas no tempo. Nesta época do ano, a cidade também é influenciada por ventos frios e secos provenientes do Sul (Pampero) que amenizam as temperaturas mais elevadas do Verão.

Os meses de Inverno têm temperaturas mínimas entre 14ºC e 15ºC com pouca chuva.

As estações de Primavera e Outono têm tempo instável com vento forte associado, conhecido como sudestada que é um vento úmido e que origina, por vezes, chuvas intensas.

As chuvas ocorrem durante todo o ano, mas são mais frequentes entre outubro e março. O mês com menos chuva é junho.

As chuvas são mais frequentes no Inverno, embora nas estações intermédias como o Outono e a Primavera também chova muito.

Temperaturas e chuvas em Buenos Aires, capital da Argentina

Clima em Buenos Aires, Argentina

Clima no Sul da Argentina

A paisagem do Sul da Argentina é marcada pelos extensos planaltos que começam na cordilheira dos Andes e terminam no Oceano Atlântico no extremo do continente sul-americano.

O clima da Patagónia é seco e sub-ártico com poucas chuvas e temperaturas baixas ao longo do ano. Os ventos fortes são muito frequentes e a chuva é pouco abundante.

Na região mais a norte, o clima é moderado no Outono e na Primavera e no nos meses de janeiro e fevereiro, as temperaturas podem ultrapassar os 30ºC em alguns dias.

Mais a sul, em Ushuaia as temperaturas médias máximas variam entre 4ºC no Inverno e 15ºC no Verão. As temperaturas mínimas chegam a baixar dos 0ºC.

O melhor período para visitar a Patagônia é entre novembro e março.

Temperaturas e chuvas em Ushuaia no sul da Argentina

Clima em Ushuaia, Argentina

Para saber mais sobre o clima na Argentina confira o site do Serviço Meterológico. Para o estado do tempo atual acesse ao site AccuWeather.

Quando Ir na Argentina

Considerando a grande extensão territorial da Argentina e a grande diversidade de ecossistemas se pode afirmar que existem várias épocas ideais para visitar o país, dependendo da região.

A melhor época para conhecer a região norte é na época de Inverno (junho a setembro) quando as temperaturas são mais amenas e chove menos.

Na região central da Argentina, as estações intermédias da Primavera (abril e maio) e do Outono (setembro e outubro) são as melhores para descobrir todos os encantos deste destino.

Já no sul da Argentina e na Patagônia, os meses de Verão são os melhores para fazer uma visita. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, as temperaturas são menos extremas e o sol brilha, existindo ótimas condições para a prática de atividades ao ar livre.

Outros Destinos:
Clima da Argentina
Clima de Portugal
Clima de Itália
Clima da Grécia
Clima do Chile
Clima de Santiago