Clima no Chile – Melhor Temporada para Visitar

A grande extensão territorial do Chile e a diversidade de paisagens e ecossistemas resultam em um clima diferenciado de norte para sul e de leste para oeste, numa grande escala geográfica que se estende por quase por 40 graus de latitude.

O clima do Chile é influenciado pelo Oceano, as correntes frias de Humboldt, o anticiclone do Pacifico e área de baixas pressões do Círculo Polar Antártico e ainda pela cordilheira dos Andes.

No norte do Chile, onde está localizado o famoso deserto de Atacama, o clima é deserto semi-árido. Caminhando em direção a sul, na região central do país, o clima é mediterrâneo com temperaturas menos extremas.

Na região sudeste e leste do país é o ecossistema de tundra alpina que marca a paisagem. No sul, o clima é mais influenciado pelo oceano. Já na Ilha da Páscoa o clima é caracterizado por ser úmido subtropical.

Podemos assim distinguir quatro grandes regiões climáticas no Chile: o Norte, Centro, Sul e Chile Austral.

Clima – Norte do Chile

Dados de temperatura, chuva e clima no Chile

Clima no Chile

Do ponto de vista climático, o norte do Chile é influenciado pelas correntes frias. Na orla costeira as névoas, também conhecidas como Camanchaca, e produzidas pelo anticiclone do Oceano Pacifico, são muito frequentes. A paisagem é árida e raramente chove.

Na região de Antofagasta a chuva é praticamente inexistente, bem como as nuvens e a umidade tem níveis muito baixos.

As temperaturas no Verão (dezembro a março) têm valores máximos de 25ºC e temperaturas mínimas de 17ºC.

Na estação mais fria (junho a setembro) as temperaturas máximas não ultrapassam os 17ºC e os valores mínimos estão em torno dos 12ºC. As amplitudes térmicas anuais não são, assim, muito elevadas.

No interior está localizado o deserto de Atacama considerado como um dos mais inóspitos e áridos do planeta. Dependendo da altitude, as temperaturas máximas podem atingir os 28ºC no Verão (janeiro) e os 6ºC no Inverno (julho).

As diferenças de temperatura entre o dia e a noite são grandes com valores que podem ultrapassar os 20ºC.

Temperatura e chuva em Antofagasta no Chile

Clima em Antofagasta no Chile

Clima – Chile Central

Na zona central do Chile (32 a 36 graus de latitude) o clima é mediterrâneo com temperaturas mais temperadas e com estações muito bem marcadas. Os Invernos são chuvosos e o Verão é quente e seco. Nas zonas costeiras existe mais umidade com frequentes brisas marítimas.

Normalmente, o inverno é frio, úmido e com o céu muito nublado e as temperaturas máximas não ultrapassam os 14ºC.

Na primavera, as temperaturas começam a subir lentamente e os dias vão ficando mais quentes com temperaturas em torno dos 22ºC.

No Verão (dezembro a fevereiro), os valores de temperatura atingem os valores máximos (29ºC) e as chuvas são pouco frequentes.

O período mais chuvoso ocorre entre maio e agosto. Nesta época do ano as temperaturas máximas variam entre 18ºC e 14ºC e as mínimas podem chegar aos 3ºC.

Temperatura e chuva em Santiago do Chile

Clima de Santiago do Chile

Clima – Sul do Chile

No sul do Chile o clima é temperado oceânico com umidade, ventos por vezes fortes e temperaturas que não ultrapassam os 23ºC, mesmo no Verão (dezembro a fevereiro).

Nos meses de Inverno (junho a agosto) as temperaturas máximas variam entre 11ºC e 12ºC e os valores mínimos atingem os 4 a 5ºC.

Nesta região chove em todos os meses. O período de maior intensidade ocorre entre abril e setembro. Os meses de maio, junho e julho são os mais chuvosos.

O frio aumenta à medida que se viaja para Sul em direção à Patagónia chilena com um clima de estepe.

Temperatura e chuva em Valdivia no Chile

Clima de Valdivia no Chile

Clima – Ilha da Páscoa

A ilha da Páscoa possui um clima tropical com uma fraca oscilação térmica ao longo do dia e também durante o ano.

A temperatura média anual é de 22ºC com valores máximos de 25ºC em janeiro e temperaturas mínimas de 19ºC em agosto.

A chuva está presente o ano inteiro, mas estas são esporádicas e breves. Os meses mais chuvosos são abril e maio.

O clima é fortemente influenciado pela corrente fria de Humboldt e pelos ventos provenientes da Antártida.

Quando Ir no Chile

A região norte pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, podemos considerar que o período ideal é entre maio e setembro quando as temperaturas são um pouco mais baixas.

Tal como no norte do país, qualquer época do ano é adequada para visitar a região central do Chile. Se quiser evitar a chuva e o tempo mais frio viaje entre novembro e março.

Os melhores meses para visitar o sul do Chile são dezembro, janeiro e fevereiro. Para saber mais sobre o estado atual do tempo pode consultar o site da Dirección Meterológica do Chile. Se vai viajar para a capital confira os gráficos do clima de Santiago.

Outros Destinos:
Clima da Argentina
Clima de Portugal
Clima de Itália
Clima da Grécia
Clima do Chile
Clima de Santiago