Clima da Grécia – Quando Ir e Visitar a Grécia

A Grécia está situada na região oriental da Europa e no leste do Mar Mediterrâneo. A sua localização geográfica e a latitude fazem com que a Grécia apresente um clima tipicamente mediterrânico.

O período de Verão, entre junho a agosto, é quente e seco com algumas épocas de calor intenso, normalmente entre a segunda ou terceira semana de julho e a segunda semana de agosto.

As temperaturas ultrapassam facilmente os 30ºC com valores médios entre 28ºC e 35ºC.

Felizmente, em alguns dias, os dias de calor são amenizados pelos ventos “metelmi”, uma brisa marítima que sopra ao longo da costa e nas ilhas gregas, e também pelos ventos provenientes do Norte.

Os Invernos apresentam valores de temperatura moderados. As chuvas caem com maior intensidade entre outubro e dezembro, embora as chuvas se prolonguem até fevereiro ou março.

Existem ainda diferenças entre as áreas costeiras, influenciadas pelo Mar Mediterrâneo, e o interior do país, mais montanhoso e com temperaturas mais baixas.

Clima em Atenas – Grécia

Dados de temperatura e chuvas na Grécia

Clima na Grécia

A capital grega, Atenas, também tem um clima tipicamente mediterrânico com meses de Verão quentes e secos e meses de Inverno que apresentam temperaturas moderadas e alguns períodos mais chuvosos.

O clima de Atenas é muito influenciado pela orografia da região envolvente. A cidade está rodeada de cadeias montanhosas, na região nordeste e leste, que impedem que o vento chegue à cidade fazendo com as temperaturas sejam um pouco mais extremas tanto no Verão como no Inverno.

Os meses de Verão são, assim, muito quentes com valores máximos que podem atingir os 40ºC. As temperaturas médias máximas variam entre 29ºC e 33ºC. Nos meses de Inverno, as temperaturas mínimas podem atingir os 4/5ºC nos períodos mais frios com temperaturas médias entre 6ºC e 8ºC

O período mais chuvoso ocorre entre outubro e março, apesar de ser pouco intensa com poucos dias de chuva consecutivos. Nos meses de verão, entre junho e setembro a chuva é praticamente inexistente.

As melhores épocas para visitar Atenas são os meses de Outono e da Primavera quando as temperaturas são mais agradáveis (cerca de 24ºC).

Temperaturas e chuvas em Atenas - Grécia

Clima de Atenas

Clima da Ilha de Creta

O clima da ilha de Creta não é muito diferente das restantes regiões da Grécia. O clima é tipicamente mediterrânico com temperaturas moderadas ao longo do ano.

Nos meses de Verão as temperaturas elevadas são amenizadas com os ventos constantes e frequentes que sopram ao longo da costa. Entre junho e setembro, os valores da temperatura variam entre 25ºC e 28ºC. Os meses de Inverno tem temperaturas mínimas que variam entre 8ºC e 10ºC e as máximas atingem os 17ºC.

A chuva é irregular, mesmo no período de Inverno. De junho a agosto a chuva é inexistente.

A temperatura da água do mar é excelente para ir a banhos praticamente durante todo o ano. De maio a novembro, os valores de temperatura variam entre 20ºC e 22ºC e nos meses de Verão, de junho a setembro, variam entre 24ºC e 26ºC.

Temperaturas e chuvas na ilha de Creta - Grécia

Clima na Ilha de Creta

Quando Visitar a Grécia

A Grécia e as suas ilhas podem ser visitadas em qualquer época do ano. No entanto, os períodos ideais são entre março e maio e entre setembro e outubro quando as temperaturas são mais amenas.

Neste período do ano, os principais pontos turísticos têm menos afluência de turistas, tanto em Atenas como nas ilhas gregas mais conhecidas como Creta, Santorini e Mykonos. Os preços dos hotéis também são um pouco mais baratos do que nos meses de alta temporada.

Os meses de julho e agosto são muito quentes e as visitas e atividades ao ar livre são pouco indicadas. Apesar disso, este período é o que tem maior afluência de turistas, principalmente europeus.

Nesta época do ano, os preços dos hotéis e das passagens aéreas aumentam e tudo fica mais caro, incluindo os restaurantes, bares e algumas lojas.

Outros Destinos:
Clima da Argentina
Clima de Portugal
Clima de Itália
Clima da Grécia
Clima do Chile
Clima de Santiago