Clima em Itália – Quando Ir e Visitar Itália

O clima de Itália tem algumas tem alguma diferenciação regional devido à diversidade geográfica e orográfica do território.

E termos gerais é possível distinguir dois grande grupos climáricos. Um a norte, marcadamente continental e outro a sul tipicamente mediterrânico. As diferenciação regional é devida a dois fatores: à distância ao mar (litoral/interior) e à altitude.

A cadeia montanhosa dos Alpes é um dos elementos que mais influencia o clima do norte de Itália com temperaturas baixas e meses de Inverno frios. Na época de Verão, as temperaturas são mais amenas e frescas com alguns dias de chuva.

Na orla costeira, o clima é do tipo mediterrânico com épocas de Verão muito quentes e secas. O Inverno é caracterizado por ser suave com temperaturas moderadas. As chuvas acontecem maioritariamente entre outubro e dezembro.

Clima do Norte de Itália

Na região norte de Itália é possível distinguir vários tipos de clima, os quais são influenciados pela altitude e pela orografia.

Mais a norte, no Vale do Pó, o clima é caracterizado por ser continental com meses de Inverno que apresentam temperaturas baixas com névoas frequentes e períodos de neve que se estendem por vários meses, em geral de dezembro a março.

O Verão é quente com chuvas e trovoadas frequentes, principalmente nos meses de julho e agosto quando as temperaturas da superfície terrestre são relativamente elevadas.

Na região dos Alpes e nos Apeninos, o clima é tipicamente de montanha com temperaturas inferiores a 0ºC e com existência de neve. Nos meses de Verão as temperaturas médias máximas variam entre 22ºC e 25ºC, sendo que nesta época do ano, as chuvas são muito frequentes. Em algumas áreas as chuvas podem ultrapassar os 2000 mm por ano.

Na costa do Mar Tirreno e na região da Toscana e da Ligúria, o clima é mais moderado com Invernos mais suaves e os meses de Verão são quentes e secos. A costa do Adriático é muito influenciada pelos ventos provenientes do leste do continente europeu.

Temperaturas e chuva sem Florença

Clima de Florença – Itália

Clima do Sul de Itália

O sul de Itália apresenta menores diferenciações no território. O clima é tipicamente mediterrâneo com meses de Verão caracterizados por serem quentes e secos e os meses de Inverno serem moderados e chuvosos.

A época de Verão, entre junho e setembro, é marcada pela secura com ausência de chuva ao longo deste período. As temperaturas médias ultrapassam os 25ºC.

Na região mais a sul de Itália, na Sicília e na Sardenha, as chuvas são ainda menores com um clima bastante seco. As temperaturas médias máximas atingem os 33ºC e nos meses mais frios descem aos 16ºC.

Quando Ir a Itália

Em geral, qualquer época do ano é ótima para visitar Itália. No entanto, existem alguns períodos mais ideais do que outros dependendo da região e do objetivo da visita.

Para quem visita o norte de Itália e vai à procura de neve o período ideal é entre dezembro e março. Já se quiser fazer caminhadas e passear ao ar livre os meses mais recomendados são abril, maio, e setembro.

Se quiser visitar as praias do Sul de Itália, deve planejar a sua viagem para o período entre junho e agosto quando o calor é mais intenso.

As grandes cidades de Itália como Roma, Milão, Veneza, Nápoles ou Florença podem ser visitadas nas estações intermédias (Primavera e Outono), principalmente entre abril e junho e nos meses de setembro e outubro. Mais informações sobre o estado do tempo em Itália.

Outros Destinos:
Clima da Argentina
Clima de Portugal
Clima de Itália
Clima da Grécia
Clima do Chile
Clima de Santiago