Clima em Portugal – Quando Ir e Visitar Portugal

O clima de Portugal varia significativamente de norte para sul e do litoral para o interior.

Esta variação está associada à latitude, à proximidade do oceano Atlântico, à altitude e ao relevo.

O clima de Portugal é temperado mediterrâneo com influências marítimas (litoral) e continentais (interior).

Na região Norte de Portugal, os Invernos são mais frios com as temperaturas a atingirem valores próximos de 0ºC ou mesmo negativos nas áreas de maior altitude (acima dos 900 metros) como é o caso da região de Trás-os-Montes e a Serra da Estrela.

O Verão é normalmente quente e seco principalmente na região do Douro e Trás-os-Montes.

Na região sul de Portugal, incluindo Lisboa, o clima é mediterrâneo com Invernos mais moderados. Os meses de Verão têm temperaturas elevadas, em particular, durante os meses de julho e agosto.

As regiões próximas da costa têm um clima mais ameno devido à influência moderadora do Oceano Atlântico. Ao final da tarde sopra um vento forte, chamado de “nortada” que é muito sentido nas localidades situadas junto ao litoral.

Clima de Lisboa

O clima de Lisboa é mediterrâneo com uma forte influência do oceano. Os meses mais quentes são julho e agosto com temperatura médias máximas acima dos 25ºC.

Em alguns períodos chamados de vagas de calor os valores de temperatura durante o dia chegam a ultrapassar os 40ºC e em algumas noites chamadas de “tropicais” as temperaturas mínimas não baixam dos 25ºC.

Nos meses de Verão praticamente não chove, embora possa haver anos em que chove pontualmente.

Os meses de Inverno não são muito frios quando comparados com as regiões do norte do país. As temperaturas mínimas variam entre 8ºC e 10ºC e as máximas entre 15ºC e 16ºC.

A época em que chove mais é no Outono e parte do Inverno, principalmente de outubro a fevereiro.

Os meses de Primavera são uma das melhores épocas para visitar Lisboa com temperaturas muito agradáveis em torno do 23ºC e dias ensolarados.

Temperaturas e chuvas em Lisboa, capital de Portugal

Clima de Lisboa, Portugal

Clima do Porto

O clima do Porto pode ser considerado como temperado oceânico. Os meses de Inverno são chuvosos com temperaturas moderadas e os meses de Verão são relativamente quentes e secos.

As temperaturas médias no Verão variam entre 23ºC e 25ºC e raramente ultrapassam os 30ºC. Nos meses de Inverno as temperaturas mínimas chegam aos 6º/7º. A chuva na cidade do Porto cai maioritariamente entre outubro e abril.

O Porto pode ser visitado em qualquer época do ano. No entanto, existe um período ideal de 6 meses entre abril e setembro.

Clima do Porto, no Norte de Portugal

Clima do Porto

Quando Ir para Portugal

As melhores épocas para visitar Portugal são as estações da Primavera (abril a junho) e do Outono (setembro e outubro). Neste período do ano as temperaturas são muito agradáveis e chove pouco.

Para as regiões de praia, como o Algarve, os melhores meses para visitar são julho e agosto.

As melhores épocas para visitar as ilhas dos Açores e da Madeira são a Primavera e o Outono. As temperaturas são constantes ao longo do ano sem grandes variações mensais e diárias. Para saber infomrações atuais sobre o estado de tempo confira o site do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

Outros Destinos:
Clima da Argentina
Clima de Portugal
Clima de Itália
Clima da Grécia
Clima do Chile
Clima de Santiago