Colônia do Sacramento – O Que Ver e Fazer

Colônia do Sacramento é daqueles destinos surpreendentes que muitas vezes passam despercebidos nos roteiros de viagem.

A pequena cidade, situada nas margens do Rio da Prata, localizada a menos de uma hora de ferry de Buenos Aires, e a cerca de duas horas de automóvel da capital do Uruguai, é o destino perfeito para uma escapada, a partir de qualquer uma destas cidades.

Ao chegarmos a Colônia do Sacramento a sensação é de que entrámos numa máquina do tempo e regressámos ao passado. Os carros antigos, os casarões e as construções históricas pintadas de amarelo ou de rosa, as ruas de pedra, e o ambiente rústico fazem parte de um cenário que se preservou ao longo do tempo.

Esta cidade fundada há 335 anos por Manuel Lobo, que era o Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, é desde do ano de 1995, Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

Ao longo de vários séculos, esta cidade histórica do Uruguai foi colonizada e influenciada pela presença dos portugueses, e também por parte dos espanhóis, que deixaram aqui muitos vestígios, tanto na arquitetura como na cultura das gentes locais.

A melhor forma de conhecer Colônia é andar a pé e circular pelo centro histórico (“Casco Histórico”).

Pontos turísticos de Colônia do Sacramento

Calle de los Suspiros

A visita pode começar pelas portas da cidade, também conhecida pela Porta da Cidadela ou Puerta de Campo, onde fica situado o centro de informação turístico que dispõe de mapas gratuitos e informações úteis sobre o que ver e fazer e ainda explicações sobre cada atração turística.

Depois de passar pela Porta da Cidade siga em direção à Calle de los Suspiros, uma das ruas mais famosas, com as suas construções históricas e pavimentadas com pedras e que é totalmente fechada aos carros.

Continue o passeio até chegar à Plaza Mayor, passando pelas ruínas do Convento de São Francisco e a Casa del Gobernador.

Depois suba até ao farol da cidade, construído durante na segunda metade do século 19, e que está a uma altura de quase 35 metros acima do nível do mar com ótimas vistas sobre a cidade. A entrada é paga e custa 15 pesos uruguaios.

Para completar o passeio pode ainda visitar a Avenida General Flores, a Basílica del Santíssimo Sacramento e os Museus de Colônia – Museu do Azulejo, Espanhol, Português e Municipal – localizados junto da Plaza Mayor e que podem ser visitados com apenas um bilhete.

No final do dia sugerimos que veja o esplendoroso pôr do sol no Rio da Prata e se despeça com um jantar em um dos vários restaurantes charmosos da cidade.

Um passeio por Colônia del Sacramento é uma ótima opção para visitar durante um dia inteiro a partir de Buenos Aires ou de Montevideu.

Guia de Viagem

O Que Ver e Fazer em Colônia do Sacramento
Como Chegar e Quando Ir a Colônia do Sacramento
Onde Ficar em Colônia do Sacramento
Onde Comer em Colônia do Sacramento
Viagem de Ferry entre Buenos Aires e Colônia