Morro de São Paulo – O Que Ver e Fazer – Guia de Viagem

As praias e as piscinas naturais são os principais atrativos de Morro de São Paulo. Chegar a Morro de São Paulo pode não ser muito fácil, mas a aventura compensa.

Nos meses de Verão, o Morro recebe uma grande afluência de turistas que para aqui vêm à procura de animação e diversão.

Apesar da agitação e do burburinho, o Morro de São Paulo também oferece lugares tranquilos e ideais para fazer um período de descanso, até porque o tráfego de automóveis é proibido na ilha e pés são a praticamente a única forma de se locomover.

Existem quatro praias. Cada uma delas com características diferentes. A Primeira é a mais agitada com vários restaurantes e bares, tal como a Segunda Praia também oferece uma grande oferta de restaurantes e pousadas.

A Terceira praia já é mais tranquila com apenas algumas pousadas e restaurantes. Já na Quarta praia, a tranquilidade é quase absoluta com piscinas naturais de águas transparentes, ótimas para fazer mergulho.

O Que Ver, Visitar e Fazer

Mergulhar nas Piscinas Naturais

As piscinas naturais da Terceira e Quarta Praia são um ponto de visita obrigatória. As águas são transparentes e oferecem todas as condições para a prática de mergulho e snorkel.

Para mergulhar de cilindro os melhores pontos são Camboa Velha e os corais de Itatiba e Itatimirim com um pouco mais de 20 metros de profundidade.

Ilha de Boipeba

Situada a menos de uma hora de distância do Morro, é o local perfeito para quem procura mais tranquilidade. Há menos turistas e tudo é mais sossegado. As praias são lindíssimas, principalmente Bainema e Moreré.

Para visitar Boipeba pode fretar uma lancha ou fazer um passeio de barco pelo sul da ilha, a famosa “Volta à Ilha”. As saídas são da Terceira Praia.

Pontos turísticos do Morro de São Paulo

Farol – Morro de São Paulo

Caminhadas ao Forte e ao Farol

O Forte e o Farol são os dois monumentos mais importantes do Morro de São Paulo. Uma caminhada até ao Farol é um programa imperdível com vistas deslumbrantes para as praias da vila.

Mirante da Tirolesa

Ao lado do Farol encontra o Mirante da Tirolesa. Este local oferece lindas vistas sobre o Morro de São Paulo mas não só. É um ótimo local para descer de tirolesa a cerca de 300 metros de altura até à Primeira Praia.

Passeio de Volta à Ilha

Um dos passeios mais procurados por quem visita o Morro é o passeio de volta à ilha com visita às piscinas naturais da Praia de Garapuá, com as suas águas quentes, às piscinas de Moreré, à Ilha de Boipeba, à Praia da Cueira, com caminhada pela orla por Tassimirim, até chegar à Boca da Barra.

A viagem continua depois pelo Rio do Inferno, terminando com um tour na cidade de Cairu. O passeio dura o dia inteiro.

Quarta Praia

O local ideal para quem procura tranquilidade. Com cerca de 4 km de extensão, a Quarta Praia é a mais isolada e menos explorada, sendo rodeada por coqueiros.

Na maré baixa, as piscinas naturais aparecem e é possível fazer ótimos mergulhos com observação de vários peixes.

Melhores praias de Morro de São Paulo

Praia do Encanto

Praia do Encanto ou Quinta Praia

Na continuação da quarta praia, encontra a Praia do Encanto, também conhecida como Quinta Praia. O passeio até este local pode ser feito de charrete saindo da Terceira Praia, atravessando um manguezal.

Toca do Morcego

No final do dia assista ao pôr do sol na Toca do Morcego relaxando com uma música chill out a condizer.

O lounge oferece um jardim com vistas para o mar e coqueiros. Um ótimo local para desfrutar até ao cair da noite.

O espaço cobra R$5 pela entrada e oferece esteira, almofadas, redes, espreguiçadeiras, e um cardápio com vários petiscos e bebidas.

Para conseguir um lugar privilegiado é aconselhável chegar com pelo menos uma hora de antecedência antes do pôr do sol.

Nos meses de baixa temporada, entre maio e a primeira quinzena de julho, a Toca do Morcego está fechada.

Feira de Artesanato

À noite, a feirinha de artesanato é um dos pontos de visita obrigatórios. A feira abre todas as noites, a partir das 18h, na Praça Aureliano Lima. Aqui encontra várias barraquinhas que vendem produtos típicos e é o local ideal para comprar uma lembracinha como recordação do Morro de São Paulo.

Guia da Viagem para Morro de São Paulo

O Que Ver e Fazer em Morro de São Paulo
Como Chegar a Morro de São Paulo
Onde Ficar em Morro de São Paulo
Onde Comer em Morro de São Paulo
Quando Ir a Morro de São Paulo