Paraty – O Que Ver e Fazer – Guia de Viagem

A cidade histórica de Paraty é o destino perfeito para umas férias no final de semana.

Localizada no litoral oeste do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 260 quilômetros da capital, Paraty guarda as memórias do seu passado nos casarões coloniais, nas igrejas oitocentistas e nas ruas pitorescas.

A melhor forma de conhecer esta bela cidade é circular a pé, desfrutando de todos os encantos e do charme de cada esquina, dos casarões coloniais, e os coloridos sobrados onde estão instalados restaurantes e lojinhas de artesanato.

Uma visita a Paraty tem de começar obrigatoriamente pelo centro histórico considerado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. As primeiras construções remontam ao início do século 19.

A Igreja de Santa Rita é um dos cartões-postais da cidade. A igreja tem um estilo barroco e foi acabada de construir em 1722. No mês de julho é celebrado neste local um evento religioso e a tradicional festa de Santa Rica de Cássia.

Passeios de barco no Saco do Mamanguá

Saco do Mamanguá

Na Mata Atlântica, em pleno Parque Nacional da Serra da Bocaína, descubra o Caminho do Ouro, uma estrada bem preservada, que era a passagem que ligava Minas ao Rio e a São Paulo durante o ciclo do metal.

A estrada foi construída pelos escravos entre os séculos 17 e 19 a partir de trilhos já existentes. A visita só é permitida por guias autorizados e por isso é necessário agendar o passeio no centro de informações.

As praias de Paraty são outro dos atrativos deste destino. A Ilha Comprida é considerada por muitos viajantes com a mais bonita do litoral carioca.

A Praia da Lula, cercada por mata nativa preservada, tem águas calmas e areia branca e são a escolha perfeita para ir a banhos de mar. Aqui também pode aproveitar para praticar algumas atividades como o mergulho.

Os passeios de barco são outra das sugestões para descobrir Paraty. O passeio até ao Saco de Mamanguá é um dos destaques com passagem por manguezais, cachoeiras, formações rochosas, e paisagens luxuriantes. Este local é considerado como o único fiorde tropical do litoral do Brasil rodeado pela floresta tropical e paisagens montanhosas.

Outro dos roteiros mais conhecidos é o passeio de barco que inclui a visita às ilhas Duas Irmãs, Comprida, Araújo, Rasa, e Catimbau.

E por falar em cachoeiras, as quedas de água de Pedra Branca e as piscinas naturais são outro dos locais de visita obrigatória.

Paraty é um excelente destino para sair da rotina e descansar alguns dias em um lugar tranquilo que oferece História e lindas praias e paisagens.

Guia de viagem para Paraty

O Que Ver e Visitar em Paraty
Como Chegar e Quando Ir a Paraty
Onde Comer em Paraty
Onde Ficar em Paraty – Pousadas