Salvador celebra Dia das Baianas de Acarajé

O estado da Bahia celebra a 25 de Novembro o Dia das Baianas de Acarajé, que se dedicam à venda de acarajé e outras iguarias da gastronomia baiana.

Estas vendedoras são hoje um símbolo forte da cultura da Bahia e uma das referências sociais do nordeste do Brasil.

O acarajé é uma especialidade culinária que é confecionada de massa de feijão e cebola, frita em azeite de dendê, pimenta, camarão seco, vatapá, e salada, sendo uma iguaria muito procurada pelos locais e pelos turistas que visitam o estado.

A profissão destas mulheres vendedoras foi considerada como Património Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Ibhan) em 2005, sendo que quatro anos depois, as baianas ficaram com a sua marca no centro histórico de Salvador com o memorial na Praça da Cruz Caída.

Elevador Lacerda em Salvador - Gustavo Boulhosa - Dominio Público

Elevador Lacerda em Salvador

Para mais informações consulte o portal de turismo do Brasil.

Se está a planejar uma viagem até Salvador, confira algumas sugestões de hospedagem neste destino:

Pestana Bahia: este hotel de 5 estrelas fica localizado na Praia do Rio Vermelho e dispõe de acomodações com vistas para o mar, piscinas ao ar livre, academia, e restaurante que apresenta pratos da culinária baiana e portuguesa. Nas proximidades pode visitar o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda.

Bahiacafé Hotel: na Praça da Sé, no Pelourinho, encontra este hotel boutique que oferece quartos confortáveis e com uma decoração temática. O buffet café da manhã e variado e está incluído no pacote de férias.

Monte Pascoal Praia Hotel Salvador: a propriedade de 4 estrelas está localizada na Praia do Farol da Barra e dispõe de acomodações confortáveis e equipadas com tv lcd a cabo, frigobar, e ar-condicionado, e varanda. No restaurante Terra Vista pode escolher entre um cardápio com especialidades da culinária brasileira e internacional.

As reservas dos hotéis podem ser realizadas no portal Booking.com.