Santiago – O Que Ver e Fazer – Guia de Viagem

Santiago é uma cidade encantadora que oferece ao viajante vários atrativos culturais e históricos.

As ruas arborizadas e a paisagem urbana planejada, os morros com vistas deslumbrantes sobre a cidade, e a cordilheira dos Andes como cenário de fundo, fazem da capital do Chile um local único na América do Sul.

A atividade cultural também é intensa e não faltam museus e centros artísticos para visitar nesta cidade. Os museus de Arte Contemporânea, de História Natural e o Centro Cultural Estácion Mapocho são apenas alguns destes locais.

Santiago é também uma ótima cidade para passear a pé, tanto nos enormes parques e áreas verdes como nas ruas do centro histórico. A mobilidade urbana é outro dos pontos fortes da cidade que oferece uma eficiente rede de transportes públicos, principalmente o metrô, que chega a todo o lado.

De dia ou de noite a capital do Chile oferece encantos muito próprios com atividades para todos os gostos.

O Que Fazer

Palácio La Moneda em Santiago

Palácio La Moneda

Palácio de La Moneda

O Palácio da La Moneda, sede da Presidência da República, é uma das principais atrações turísticas de Santiago.

A arquitetura impressiona pelo seu estilo neoclássico e imponência dos espaços em redor.

É um edifício carregado de história que serviu de casa a diversos chefes do Executivo como Salvador Allende ou o general Augusto Pinochet.

Um dos pontos altos desta visita é assistir ao render da guarda que acontece às 10 horas de segunda feira a sábado. Junto ao Palácio visite também o Centro Cultural La Moneda com exposições de cinema e artes plásticas.

O Palácio está localizado entre a Plaza de Constitución e a Plaza de la Libertad. Estação de metrô La Moneda (Linha 1 – vermelha).

Parque Aratuco

Este é o local ideal para fazer compras. É considerado como o melhor shopping da cidade com várias lojas, praça de alimentação ao ar livre, bares, cafés e restaurantes das mais diferentes gastronomias.

Av. Presidente Kennedy, 5413, bairro Las Condes

Cerro San Cristóbal

Nas proximidades do bairro boémio de Bela Vista encontra um enorme parque com espaços verdes que convidam a fazer caminhadas.

Do alto do Cerro San Cristóbal, um dos pontos de maior altitude da cidade (cerca de 880 metros), é possível obter uma das mais belas vistas sobre a cidade, principalmente em dias com sol. Aqui também encontra piscinas, zoológico, restaurante, jardim botânico a estátua da Virgem construída no inicio do século 20.

A subida pode ser feita a pé, de funicular, com acesso desde a Calle Pio Nono, ou de teleférico, desde o bairro de Providência.

Jardins do Cerro Santa Lucia

Cerro Santa Lucia

Cerro Santa Lucía

O berço da cidade está aqui, no Cerro de Santa Lucía, um local muito frequentado por habitantes locais e turistas que para aqui vêm para se refugiar da agitação e movimento da cidade.

O cerro é rodeado por escadas que levam ao mirante situado a cerca de 630 metros de altitude. Um ótimo local para descansar e apreciar as vistas de 360 graus sobre a grande metrópole.

Avenida Bernardo O’Higgins. Estação de metrô Santa Lucia (linha 1 – vermelha)

Plaza de Armas

Se tivermos que escolher um símbolo de Santiago, a Plaza de Armas é um deles. É um dos locais mais movimentados da cidade com muita animação, tanto de dia como de noite, com artistas de rua, artesãos, turistas, habitantes locais, e músicos.

A praça reúne diversas construções de grande valor como a Catedral, a Casa do Governador, o prédio dos Correios, e os monumentos históricos (estátua de Valdivia e o Monumento aos Povos Indígenas).

Catedral de Santiago

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana

Na Plaza de Armas encontra esta construção impressionante e imponente com um interior de grande beleza, onde se destaca a estátua de madeira de São Francisco Xavier e o Museu de Arte Sacra.

A Catedral está aberta ao público das 7h às 19h.

Museu de Arte Pré-Colombiana

Se apenas puder visitar só um museu, o de Arte Pré-Colombina deve ser o escolhido. É considerado como um dos melhores museus do Chile com uma grande coleção de peças e artefactos históricos da época pré-colombiana que têm mais de 4500 anos de existência.

O acervo está separado por regiões de estudo (México, Equador e Colômbia, Andes Central, Sul Andina, Chaco Brasileiro e Fogo Patagônia).

O museu está muito bem organizado e está implantado em um edifício datado do século 19.

Calle Banderas, 361. Estação de metrô Plaza de Armas (linha 5 – verde).

Mercado Central

Espaço de visita obrigatório para provar as autênticas comidas e petiscos da gastronomia chilena. Aberto em 1872 é um dos locais mais emblemáticos da cidade.

Além dos restaurantes, o Mercado Central vende peixes, mariscos, frutas e artesanato.

Fica localizado na esquina das ruas 21 de Mayo e San Pablo. Estação de metrô Cal y Canto (Linha 2 – Amarela).

Pátio Bellavista

O Pátio Bellavista corresponde a um quarteirão com vários restaurantes, bares, e lojas de artesanato. Às quartas-feiras pode assistir a shows de música ao vivo gratuitamente entre as 20h e as 21h.

Paseo Ahumada

Um excelente local para fazer algumas compras, ver lojas, beber um café e apreciar as vistas e o movimento do centro da cidade.

La Chascona

Uma cada recheada de história e que dá a conhecer alguns objetos pessoais e curiosidades sobre o poeta Pablo Neruda, um dos ícones do país, pela sua genialidade literária.

A visita guiada a La Chascona vale muito a pena e deve ser reservada antecipadamente. O ingresso custa cerca de R$ 10.

Fernando Marquez de La Plata, 192, Bellavista

Concha y Toro

Se ainda tiver tempo faça uma visita à vinícola Concha y Toro situada a cerca de 20 km do centro da cidade.

A mais famosa vinícola do Chile oferece visitas guiadas onde pode ficar a conhecer todas as fases de produção do vinho com degustação incluída. No final da visita ainda tem direito um “regalo”.

As visitas à Concha y Toro podem ser feitas através das agências de viagens ou ir por conta própria, sendo aconselhável agendar com algum tempo de antecedência.

Guia de Viagem para Santiago

O Que Ver e Fazer em Santiago
Como Chegar em Santiago
Onde Ficar em Santiago
Onde Comer em Santiago
Quando Ir em Santiago